⚫ DEZEMBRO 2017

Ricardo Murta, vencedor do concurso de fotografia do mês de Dezembro com a fotografia mais votada. Pequena "entrevista" sobre o Ricardo e o seu gosto pelo mundo automóvel.
ACC: Olá Ricardo. Apresenta-te a nós.
Ricardo: Olá, o meu nome é Ricardo (mais conhecido por Murta) (risos), tenho 29 anos,e sou de Quarteira. Gosto de passear de carro, mota, andar de barco, actividades ao ar livre, estar com o pessoal, etc.
ACC: Sabemos que esse carro na foto vencedora é o teu.
Conta-nos um pouco sobre o que já fizeste nesse teu carro e o que ainda pretendes fazer.
Ricardo:
Este carro é um Golf 3, versão GtTdi de 96. Tenho-o desde 2014 e pode parecer mentira mas inicialmente este carro foi adquirido somente para dar umas voltas pois tinha vendido o meu anterior carro e precisava de algo para me deslocar. No entanto comecei a restaurar uma peça ou outra que eu gostava menos e olha, está a dar me um gozo enorme mexer nele até agora. Desde o motor, chapa, interior, penso que já troquei quase tudo do carro (risos). A ideia para o Golf foi dar-lhe um restauro pois o antigo dono não o tratou muito bem. Deixar-lhe o mais simples possível dentro das suas linhas originais e depois de tempos em tempos trocar de jantes (risos). A minha ideia passa por ir fazendo as coisas com calma e ir aproveitando o 'projecto', pois assim consegue-se apreciar melhor todo o seu desenvolvimento. Em relação ao quero fazer, a ideia este ano passa por colocar travagem de disco atrás, trocar ópticas, farolins e claro… de jantes (risos).
ACC: Que outros carros já conduzis-te e qual o que te deu mais gozo conduzir e porquê?
Ricardo: Trabalho numa unidade hoteleira do Algarve portanto tenho oportunidade de conduzir várias máquinas, mas uma das que me deu mais gozo foi o Mercedes G63 Brabus. Aquele 'ronco' era algo especial.
ACC: Ainda te recordas como conheces-te o projecto Algarvecarconnections e qual foi o primeiro encontro que apareceste?
Ricardo: Conheci o projecto ACC por intermédio do Bruno Marques, e o primeiro encontro onde fui, foi na Galé.
ACC: Qual é o teu carro de sonho e porquê?
Ricardo: Pode parecer estranho mas não tenho um carro específico de sonho. O meu sonho era ter um armazém cheio de carros de sonho (risos).
Mas na lista surgem carros como Audi Rs6 Avant, Bentley Continental GT, Hummer h2....
ACC: Como iniciou o teu gosto pelo mundo automóvel e pelas alterações neste mundo?
Ricardo: Já vem de família. O meu pai é mecânico e também ele é apaixonado pelo mundo automóvel. As alterações começaram desde pequeno quando pintava as jantes dos meus carros de preto e pintava as janelas para imitar películas (risos).
ACC: Achas que o Algarve está a evoluir e acompanhar o resto do país no que toca a projectos de stance? Conta-nos a tua visão.
Ricardo: O Algarve está a crescer e muito. Não estou apenas a falar daqueles que metem coilovers e jantes mas daqueles que pegam em algo e o mudam por completo, daqueles que pegam no impensável e o tornam em algo único e espectacular.
Cada vez se vê mais projectos algarvios em eventos por todo o pais e até alem fronteiras.
Os algarvios podem marcar a diferença e isso já se viu no “Baixo Mondego” pela quantidade e qualidade de carros que se deslocaram do Algarve ate Coimbra. Só acho que às vezes temos de pensar um pouco fora da nossa 'bolha', não estamos neste mundo pela competição. Pelo menos eu não. Não é por ter o mesmo modelo que (por ex o Bruno Marques) que tenho de competir para ser melhor que ele, pelo contrário, partilhamos ideias, opiniões, ajudamo-nos um ao outro. Ainda no outro dia recebi mensagem de um rapaz do norte a perguntar a minha opinião pois ele estava com duvidas em algo que eu já tinha feito e eu não o conhecia de lado nenhum… no entanto falamos sobre o assunto. No final de tudo somos todos pessoas com o mesmo gosto, porque não desfrutar dele em vez de se criar rivalidades?
Esperamos contar com a tua participação nestes concursos mais vezes.
Boa continuação no teu projecto e esperamos ver-nos num dos futuros encontros.