⚫ MARÇO 2018


Rafael, vencedor do concurso de fotografia do mês de Março.
Pequena "entrevista" sobre o Rafael e o seu gosto pelo mundo automóvel.

ACC: Olá Rafael. Apresenta-te a nós.
Rafael: Boas. Sou o Rafael, sou de Lagos mas estou a viver e a estudar no Reino Unido, nos arredores de Londres.

ACC: Sabemos que esse carro na foto vencedora é o teu.
Conta-nos um pouco sobre o que já fizeste nesse teu carro e o que ainda pretendes fazer.
Rafael: Bem, sobre este carro não tem muito que se diga. Foi e é o meu primeiro carro., já o tenho há quase três anos e meio porém, ainda não fiz nem metade do que tenciono fazer. Tem o tal rebaixamento “como implica a lei”, umas jantes que não se vêem habitualmente e mais uns pormenores e detalhes que lhe dão o seu carácter próprio. No entanto, o que pretendo fazer mais no futuro serão muitos e muitos quilómetros.

ACC: Que outros carros já conduzis-te e qual o que te deu mais gozo conduzir e porquê?
Rafael: Um dos carros que me deu uma experiência completamente diferente do que estou habituado foi um Range Rover Evoque. Estando habituado a conduzir o meu golf que está relativamente perto do chão, quase que senti vertigens ao volante desta máquina. No entanto, foi um Honda EK branco (com fama de cansado) que me deixou colado ao banco.
                                   
ACC: Ainda te recordas como conheces-te o projecto Algarvecarconnections e qual foi o primeiro encontro que apareceste?
Rafael: Conheci o projecto ACC mediante o Rodrigo Santos (curiosamente vencedor do mês passado) que me levou ao meu primeiro encontro na Praia do Monte Clérigo. Penso que tenha sido o 9º encontro do projecto algarvecarconnections. Desde então, fui a mais uns quantos encontros mensais e cheguei a frequentar vários encontros noturnos em Portimão.

ACC: Qual é o teu carro de sonho e porquê?
Rafael: Ui! O sonho é um carro para cada dia do mês. São demasiados para seleccionar simplesmente um, mas de momento tenho uma forte atracção a carros japoneses.

ACC: Como iniciou o teu gosto pelo mundo automóvel e pelas alterações neste mundo?
Rafael: Começa sempre em miúdo a brincar com carros e jogos na playstation. O certo é que esse interesse desaparece durante grande parte da minha adolescência até começar a tirar a carta, onde voltou a despertar a curiosidade para este mundo.

ACC: Achas que o Algarve está a evoluir e acompanhar o resto do país no que toca a projectos feitos com pés e cabeça? Conta-nos a tua visão.
Rafael: Sim. Evolução está sempre presente, seja no Algarve ou no resto do país pois recebemos imensas influências de países com legislações diferentes que permitem maior liberdade de modificação. Contudo, na minha honesta opinião, o que precisa de evoluir não são os projectos em si mas sim as atitudes de muitas pessoas que sentem prazer em denegrir não só outros projectos como também proprietários. De facto, todos deveriam saber que uma rivalidade saudável motiva a ultrapassar barreiras mas o simples facto de criticar só porque X e Y possuem gostos divergentes revela um carácter irracional e não contribui com nada para a evolução de projectos, seja no Algarve ou na China.

ACC: Com a tua foto, este ano o vosso grupo (LowCals) já tem 3 participações com fotografias vencedoras nestes concursos mensais. O que podes aconselhar a quem participa para melhorar nas suas fotos e ter mais hipóteses de conseguir um primeiro lugar? O que consideras tu uma boa fotografia para participação?
Rafael: Oh, uau. Independentemente da qualidade do equipamento fotográfico, uma boa fotografia precisa sempre de um boa composição e boa luz. O resto são pormenores que podem ser alterados para realçar algo que mereça ser destacado. Com a quantidade de smartphones que existe com boas câmeras e boas aplicações de pós-edição, o único factor crucial será a criatividade e imaginação de cada autor.

Esperamos contar com a tua participação nestes concursos mais vezes.
Boa continuação no teu projecto e esperamos ver-nos num dos futuros encontros.