⚫ DEZEMBRO 2019


Pedro Ramos com a melhor foto do concurso de fotografia do mês de Dezembro de 2019. Pequena "entrevista" sobre o Pedro e o seu gosto pelo mundo automóvel.

ACC: Olá Pedro. Apresenta-te a nós. 
Pedro: Boas malta! Sou o Pedro Ramos, tenho 19 anos (mas muito em breve 20), e sou de Portimão. Como hobbies tenho a fotografia, mas infelizmente devido à faculdade, a maior parte do meu tempo é passado a estudar (risos).

ACC: Na fotografia escolhida por nós como a melhor do mês de Dezembro, entre outras participações foi a que mais se destacou a nível fotográfico. Qual a história por detrás desta fotografia e onde foi obtida?
Pedro: Curiosamente esta foto já tem algum tempo, foi tirada em 2018 se não me engano! Foi no primeiro evento de rally que houve na zona da Lisnave, em Almada, e confesso que o ambiente “abandonado” de toda essa zona industrial dá um clima muito interessante para fotos. Há coisa de 2 ou 3 meses deu-me uma vontade súbita de voltar a tirar e a editar fotos de carros, então fui desenterrar essa ao “baú” e achei que tinha potencial, fazendo alguma edição até chegar ao resultado final.

ACC: Como surgiu a tua paixão pelo mundo automóvel?
Pedro: Esta é uma pergunta que tenho sempre alguma dificuldade a responder pois já tenho a paixão por carros desde pequenino. Nenhum dos meus pais liga a carros mas dizem eles que eu com 2 ou 3 anos quando ia a um parque de estacionamento já dizia todas as marcas dos carros que lá estavam. (risos) A paixão continuou pela infância, tive uma carrada de Hotwheels e confesso que passei muitas horas agarrado a jogos como o Gran Turismo 4 e o Need for speed underground 2. Acho que isso tudo ajudou com que ficasse com ainda mais paixão pelo mundo automóvel, mas como às vezes digo, acho que isto está-me no sangue.

ACC: Ainda te recordas como conheces-te o projecto Algarvecarconnections?
Pedro: Infelizmente não me recordo. Não sei se foi à conversa com dois amigos meus que também partilham o gosto pelos carros (Pedro Contreiras e Pedro Pereira) ou se foi apenas daquelas descobertas ao acaso no Facebook.

ACC: Sabemos que tens carta há pouco tempo. Que carro tencionas comprar quando tiveres oportunidade e porquê essa escolha?
Pedro: Ainda não pensei nada em concreto. Comprar um carro não é coisa barata pois não convém esquecer os gastos extra, manutenção, revisões, seguro… Como só tenho oportunidade de trabalhar no verão torna-se complicado. De qualquer forma adorava ter um Honda, é a minha marca favorita e parece-me que os Civic mesmo já tendo mais de 20 anos devem ser divertidos de conduzir. Até lá, tenho que andar com os carros dos meus pais (risos).

ACC: Qual é o teu carro de sonho e porquê?
Pedro: Quando me falam em carro de sonho vêm-me de repente 3 à cabeça. Mclaren P1, Lexus LFA e Honda NSX-R. Apesar do P1 ser um carro brutalíssimo em todos os sentidos e do LFA ter um som espetacular, se tivesse que escolher um, penso que seria mesmo o Honda. Descendo com os pés à terra, sonho em um dia ter um Type R ou quem sabe um s2000. O tempo dirá.

ACC: Achas que o Algarve está a evoluir e acompanhar o resto do país no que toca a projectos feitos com pés e cabeça? Conta-nos a tua visão.
Pedro: Confesso que como tenho passado os últimos 2/3 anos a viver muito tempo na zona de Lisboa, não estou muito ligado à “Car Scene” no Algarve. Além disso, tenho também pena de só ter tido oportunidade de ir a um encontro vosso, penso que tenha sido em 2017 mas na altura gostei muito. Não me pareceu ter imensos carros naquele dia mas deu para ver várias máquinas fora do comum. Quero voltar a ir a mais encontros, mas passando muito tempo fora do Algarve é sempre complicado.

ACC: Que evento fora do Algarve achas que representa Portugal no mundo das modificações? O que faz falta para chegarmos ao nível, por exemplo, do nosso país vizinho (Espanha)?
Pedro: O único evento que tenho acompanhado qualquer coisa em Portugal é o Streetattack Lisbon mas o foco não é exatamente carros modificados mas mais carros desportivos e supercarros no geral, bem como algumas máquinas raras. Agora se representa Portugal ou não já não sei. E quanto à Espanha, confesso que nem faço ideia de como é a “Car Scene” por lá. (risos)

ACC: Para finalizar, o que achas que poderíamos melhorar nos nossos encontros de convívio que realizamos com alguma regularidade?
Pedro: Como já disse, tendo ido a apenas um encontro não tenho nenhuma sugestão quanto aos convívios mas acho que é uma excelente iniciativa para a malta do Algarve mostrar os bons carros que há na zona, por isso espero que continuem a fazer com que o projecto Algarvecarconnections cresça.