⚫ MARÇO 2020

Marcelo Gomes foi o eleito com a melhor foto do concurso de fotografia do mês de Março. Pequena "entrevista" sobre o Marcelo e o seu gosto pelo mundo automóvel.

ACC: Olá Marcelo. Apresenta-te a nós.
Marcelo:
Olá! O meu nome é Marcelo João Carvalho Gomes (mais conhecido por ), tenho 25 anos mas quando a reportagem sair já devo ter 26! (risos)

De momento moro na zona de Albufeira, estou cá a viver desde 2017 mas sou mesmo da zona Oeste, Casais da Serra, uma aldeia que pertence ao distrito de Leiria. Tenho formação em Design Gráfico e na minha terra natal a oferta de trabalho é escassa então decidi vir para o Algarve trabalhar como Designer Gráfico, o qual é um hobbie meu trabalhar como freelancer. Também curto jogar PC, PS4, conviver com amigos, perder folgas à volta da carrinha, passear com a moça (que ela também merece atenção, não pode ser só a carrinha)! (risos)

ACC: Na fotografia escolhida por nós como a melhor do mês de Março, entre outras participações foi a que mais se destacou a nível fotográfico.  Qual a história por detrás desta fotografia? 

Marcelo: A história é bastante simples até. Foi a primeira foto que tirei à carrinha desde que tinha montado Air Lift. Foi num domingo e nesse dia estava super entusiasmado por ir buscar a carrinha e vê-la finalmente pousada como queria, apenas tinha visto fotos do rapaz que estava a montar a suspensão. Aliás, se quiserem ver grande projecto nacional procurem no Insta @emanuel.oliveira.e91, foi ele quem montou a suspensão. Ficou um trabalho excelente, mesmo perfeito mas já estou a divagar. Como disse, enviou-me fotos e eu nem dormi nessa noite. Domingo de manhã segui para Leiria para a ir buscar e esquece, fiquei parvo quando a vi. Nisto fomos buscar também a carrinha dele e seguimos para a Nazaré onde estava a haver um evento de Drift. Lá conseguimos entrar para dentro do recinto e foi naquele momento que ao estacionar e baixar que fiquei “paneleiro dos olhos” com aquilo assim, encavado, mesmo baixo… tive que tirar foto. Foi a primeira que tirei após a montagem por isso é que tem um certo valor para mim, foi uma etapa concluída. Hoje em dia, olho para a carrinha e tenho que baixar mais, nunca é suficiente!

ACC: Como surgiu a tua paixão pelo mundo automóvel?
Marcelo:
A minha paixão surgiu numa tarde de sábado, ainda me lembro como se fosse hoje. Tinha 10 anos e desde pequeno que fui habituado a trabalhar sábados e domingos no estabelecimento dos meus pais. Já agora esqueçam o frango do Algarve, têm de provar o frango da churrasqueira dos meus pais. Voltando à pergunta, nessa tarde de sábado como outra qualquer lá estava eu atrás do balcão entre pedidos de tintos e cerveja e começou a dar na TVI o FAST AND FURIOUS, o primeiro. Epá esquece, vidrei como qualquer puto de 10 anos. Fiquei maluco com aquilo e a partir daí só queria saber de carros. Mas isto foi apenas o início e passados uns anos houve um evento perto da minha casa, num armazém de leilões num domingo a tarde. Nesse domingo durante a manhã lá consegui fazer a cabeça aos meus pais para ir-mos ver o evento. Não era nada demais, eram só carros fibrados com neons e pinturas e aerografias que não me identificava muito mas o que me fez ver naquele evento foi a camaradagem entre os proprietários e ouvir conversas dos proprietários dos carros a comparar e a perguntarem-se como fizeram isto e aquilo! Digam o que disserem, não foi o SUMMER ON STANCE que implementou o estilo Stance em Portugal, foi sim o LOW nas CALDAS DA RAINHA. Foi dos primeiros eventos Indoor em Portugal deste género, em 2013. Vi lá muito projecto ainda a começar que hoje são grandes projectos (por exemplo o Opel corsa do Luís Ribeiro, o Golf 2 do João Carias) mas aquele projecto que me fez ficar mesmo apaixonado foi o Bmw e91 do CAREKA ainda Static que na altura ainda se falava pouco de suspensão a ar. A partir daí foi sempre a descambar.

ACC: Ainda te recordas como conheces-te o projecto Algarvecarconnections?
Marcelo:
Eu quando vim viver para o Algarve em 2017 conheci pessoal do grupo SHOCKPOWER e conversa puxa conversa falou-se do encontro que iria haver em Vilamoura organizado pelo projecto ALGARVECARCONNECTIONS. Falamos entre nós em ir, muitos não puderam ir mas os que puderam foi top! Fiquei a conhecer pessoal novo, para além de pessoal que já conhecia através das redes sociais. Na altura ainda andava com o bmw como carro de dia a dia então não estava nada como se encontra hoje em dia. Gostei bastante da iniciativa do projecto. Não haviam competições nem prémios, nem nada com quem tem mais ou menos nos carros mas sim quase que era um “Meet and Greet”, ou seja, conhecer pessoal que só conhecias através das redes sociais e ver finalmente os seus carros com as suas alterações, podermos trocar ideias e perceber mais sobre o mundo automóvel. E a partir daí tenho ido aos que consigo ir.

ACC: Que carros possuis e que alterações já fizeste neles? Fala-nos um pouco deles.
Marcelo:
Irei começar pela bmw. Ela como já tinha referenciado, até há pouco tempo foi a minha viatura de dia a dia. Chegou a andar com escadotes, placas de publicidade e já chegou a ir fazer montagens de publicidade. Então nunca consegui fazer alterações logo inicialmente mas desde o verão passado, consegui comprar carro para o dia a dia e já consigo, agora com mais calma. Irei conseguir fazer os meus planos. A nível de interiores está muito simples. Tem os frisos todos em aquaprint carbono, o teto, pilares e bancos são todos em Alcântara e tem manete Performance. Agora no futuro irei trabalhar o volante desde alteração de formato e aplicação de friso de volante em carbono e por sua vez também irei alterar os frisos nas portas e tablie de aquaprint para carbono verdadeiro. Irei também personalizar os bancos. Na bagageira tenho toda a gestão da suspensão escondida, apenas tenho â mostra os 2 compressores com o tanque. O tanque da suspensão também tem pintura personalizada. Agora a nível exterior, tenho jantes 19”, 9,5 à frente e 10,5 atrás. No futuro irei querer alterar para mais largas. Tem a suspensão completa AIRLIFT 3P com gestão 3H e camber plates na frente Como a minha bmw é de 2006 ou seja, era pack M pré LCI não gostava muito então agora mudei a frente, desde capô, ópticas, pára-choques e grelhas para pack M LCI. Ou seja, fiz o face-lift. Tenho também pára-choques traseiro pack M com difusor duplo performance estilo 335I/D e linha de escape com dupla saída com panelas originais. No futuro estou à espera de mais coisas boas para montar tanto a nível exterior como de interior. Tenho também o meu carro de dia a dia. Um seat ibiza 6L 1.9 ou seja, um PD 130. Este carro comprei porque já tinha tido um Ibiza mas o 6k e adorei, são carros de combate. Este 6L vinha muito abusado quando veio para as minhas mãos. Era todo preto, jantes Cupra pretas, película nos vidros todos. Epá sejamos sinceros, no Algarve este carro seria a receita ideal para ter sempre a GNR à perna! Então tirei logo as películas, não gostava de ver e troquei de jantes para jantes Cupra originais na cor original. Isso foi logo na primeira semana. Este carro já tem muitas coisas boas a nível de motor, suspensão e travagem. Está um autêntico karting. Poderia estar mais, lá isso podia, mas depois era muito abusado.

ACC: Qual é o teu carro de sonho e porquê?
Marcelo
: Para ser sincero não tenho assim nenhum carro de sonho mas adorava ter um Mazda RX-7 todo restaurado, sem interior nenhum, todo preparado para competição com um motor rotativo de 4 rotores e um grande turbo. Ou seja, um brinquedo de pista! Se me perguntassem um para “Stance e assim”, seria sem dúvida um belo e30 (bmw) com suspensão a ar, umas OZ Fittipaldi e o carro pintado em ATACAMA YELLOW. Mas isso seria mais para a frente quando já fosse reformado. Agora tenho a carrinha que sempre quis, quero aproveitar o máximo dela e ver até onde consigo chegar a nível de alterações.

ACC: Achas que o Algarve está a evoluir e acompanhar o resto do país no que toca a projectos feitos com pés e cabeça? Conta-nos a tua visão.
Marcelo:
O Algarve em termos de projectos tem uns belos projectos. Carros muito bem conhecidos e conseguidos mas sejamos sinceros, o Algarve é quase visto como uma zona à parte de Portugal pois temos os maiores e melhores eventos do Tejo para cima, ou seja, torna-se complicado conseguir realizar eventos no Algarve. O único evento que se possa dizer grande é o Lowstyle que ainda consegue chamar projectos do Tejo para cima e o evento é top. Fui o ano passado e curti do ambiente. Vê-se bons projectos. Agora voltando aos projectos, tens muitos bons carros no Algarve e tens também muitos que estão em fase de execução. Tenho falado com pessoal amigo, trocado ideias e assim e dá para ver que o Algarve tem qualidade. Estão muitos bons carros para sair à rua, que iria ser este ano mas com isto da pandemia atrasou e muito… e irá atrasar muito a conclusão de alguns projectos.

ACC: Que evento fora do Algarve achas que representa Portugal no mundo das modificações? O que faz falta para chegarmos ao nível, por exemplo, do nosso país vizinho (Espanha)?
Marcelo:
A nível nacional, para mim, temos 2 grandes projectos de eventos sendo o SUMMER ON STANCE e o DROPPT. Nunca fui a nenhum e este ano seria finalmente o ano que iria inscrever-me nos 2. Nunca me inscrevi em eventos e este seria o ano mas com isto da pandemia, o ano está feito a nível de eventos. Esperemos que não mas veremos. Continuando a resposta à pergunta, esses 2 eventos para mim são os melhores a nível nacional. O S.O.S. porque tem uma dimensão enorme e já vai salvo erro para a sua 7 edição! E tem tido cada vez mais carros e mais qualidade. Só que temos uma desvantagem em eventos assim. Muitos carros estão lá expostos que não têm interesse ou por não trazerem nada de novo ou até mesmo porque não é com coilovers ou molas de rebaixamento e jantes que fazes um bom projecto (depende também do que faças com jantes e coilpvers, temos o Dário Manjua com o série 7 dele que supera muitos carros a ar e cada vez que falo com ele digo-lhe sempre que ele é maluco). Mas acho que o SUMMER ON STANCE supera o DROPPT no sentido de reunião de pessoal. Há mais convívio. Em relação ao DROPPT vai para a sua 3 edição e este ano mudaram o “jogo” em que permitem a entrada a apenas 100 carros para exposição ou seja, irá ter muita mais qualidade que é uma coisa que nos faz equiparar com eventos lá fora, por exemplo em que são mais selectivos com quem aceitam. E penso que assim iríamos aumentar a qualidade a nível nacional! Eu já vi carros em eventos com menos que a minha carrinha e eu que nunca inscrevi a minha carrinha em nenhum evento por não sentir que tenho um projecto digno de eventos e que assim possa chamar a atenção e se destacar, então tenho melhorado pouco a pouco. Ainda ontem (antes de escrever esta reportagem) estive a falar com um rapaz que tem um série 7 e ele diz que não consegue baixar mais a frente do carro. Então o que ele irá fazer? Ele irá altear o charrion do carro. Isto sim é um projecto. Mas pronto, é a minha opinião e vale o que vale mas claro, todos nós gostamos de um bom convívio!!!

ACC: Para finalizar e querendo saber a tua opinião também, o que faz falta acrescentar-mos aos concursos mensais de fotografia que realizamos na comunidade Algarvecarconnections?
Marcelo:
Acho que não devem alterar o conceito do concurso nem melhorar em nada. Acho que está bom. Acho sim que deveriam tomar novas iniciativas como por exemplo divulgar os projectos dos membros. Caso o proprietário quisesse seria uma boa iniciativa para dar a conhecer aos outros membros do grupo para haver mais interacção e troca de ideias! Outra boa iniciativa seria agora durante a quarentena criar uma publicação que os membros possam dizer como estão a aproveitar a quarentena para melhorar o carro! E obrigado mais uma vez por me terem dado esta oportunidade.