⚫ MARÇO 2019


Juan Fierro, com a melhor foto do concurso de fotografia do mês de Março. Pequena "entrevista" sobre Juan e o seu gosto pelo mundo automóvel.

ACC: Olá Juan. Apresenta-te a nós.
Juan: Juan Miguel, 40 anos, residente em Faro.

ACC: Na fotografia escolhida por nós como a melhor do mês de Março, entre outras participações foi a que mais se destacou a nível fotográfico.
Qual a história por detrás desta fotografia?
Juan: Dedicação e perseverança em traçar sonhos.

ACC: Como surgiu a tua paixão pelo mundo automóvel?
Juan:
Desde pequeno que já mexia em tudo o que eram parafusos mas até passar aos carros era um sonho inacessível, na altura. Em Cuba, apenas tinha dinheiro para comer e os carros podiam facilmente chegar aos 60/70 mil dólares. Quando cheguei a Portugal comecei a criar os meus projectos (Bmw, Minis, Nissan S13, hondas, Vw… e este Mercedes, que ainda não está terminado, é o número 48.

ACC: Ainda te recordas como conheces-te o projecto Algarvecarconnections?
Juan:
Falaram-me sobre os encontros e um dia apareci. Gostei do ambiente. Agradeço esse primeiro encontro que fui, desde ai surgiram mais amizades com outros amantes do mundo automóvel.

ACC: Que carros possuis e que alterações já fizeste neles?
Fala-nos um pouco deles.
Juan:
Este é o número 48. Porquê SENNA? Em 1984, Ayrton Senna correu com um Mercedes 190 com o número 11, um mito das corridas. Quis fazer um projecto diferente onde ninguém costuma pegar, sobre o mito das corridas e um dos grandes pilotos da história. O melhor, diria eu. Este carro tem um interior raro onde foram fabricados apenas 950 em todo o mundo. Em Portugal existem 2, incluindo o meu, super raro. Conta com kit 16v mercedes 190e Cosworth, que também é raro e chassis pre-serie, igual ao de competição de 1984. Para quem não conhece, é similar ao 190 normal mas não é bem igual, claro. Sou dos poucos que percebe de carburadores ao ponto de conseguir colocar uma moeda direita em cima do bloco do motor e ela não mexer nem cair. Tenho muito conhecimento sobre jantes. Faço preparações em jantes BBS RS, OZ FUTURAS, AC SCHNITZER e muitas outras marcas. Todas elas Tri-partidas.

ACC: Qual é o teu carro de sonho e porquê?
Juan:
Mustang Eleanor. Clássico, motor v12, duplo carburador weber… (sorriso)

ACC: Achas que o Algarve está a evoluir e acompanhar o resto do país? Conta-nos a tua visão.
Juan: Sim, acho que há bom ambiente e isso ajuda que se juntem, fiquem unidos, consigam expandir os eventos e dão a conhecer os grupos que por aí existem.

ACC: O que faz falta para chegarmos ao nível, por exemplo, do nosso país vizinho (Espanha)?
Juan: Em Espanha há muita cultura do “carro tuning”, som e pinturas espectaculares. Aqui em Portugal é mais motor, mais cavalos. Penso que podiam juntar o útil ao agradável.

ACC: Para finalizar, o que achas que poderíamos melhorar nos nossos encontros de convívio que realizamos com regularidade?
Juan: Resumindo, acho que vão num bom caminho.