⚫ JULHO 2020

Tiago Silva, em mais um mês, foi o eleito com a melhor foto do concurso de fotografia do mês de Julho. Pequena "entrevista" sobre o Tiago e o seu gosto pelo mundo automóvel, 


ACC: Olá Tiago. Apresenta-te a nós para quem ainda não tive oportunidade de te ler na reportagem do mês de Maio. 
Tiago: 
Boas, Sou o Tiago Silva que toda a gente trata só por Silva, tenho 19 anos, vivo em Albufeira e o meu hobbie quando acabo a escola ou o trabalho no verão, tentar fazer algumas coisinhas no meu projeto 

ACC: Na fotografia escolhida por nós como a melhor do mês de Julho, entre outras participações foi a que mais se destacou a nível fotográfico. O que nos podes dizer desta tua fotografia? 
Tiago:
 Esta fotografia foi uma ideia que já tinha porque vi uma parecida no estrangeiro e um dia fui a Nike ver umas sapatilhas e não encontrei. Estava meio desanimado mas quando vi o símbolo lá fora decidi tirar e a minha mãe até me ajudou. 

ACC: Que dicas podes deixar para quem queira participar neste tipo de concursos fotográficos elaborados por nós? A teu ver, que tipo de fotografia procuramos para eleger um vencedor? 
Tiago:
 Na minha opinião, acho que o que dá gosto numa fotografia é o esforço nela imposta. Não a sobrecarregar muito, deixá-la centrada e com uma edição que a melhore sem tirar a originalidade. Acho que é isso que se procura. 

ACC: O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, foi escolhido para receber a 14.ª e última prova do campeonato do mundo de MotoGP e também trará a F1 no fim deste ano. Embora competições diferentes, o que achas que trará ao Algarve com a vinda destas duas grandes provas? 
Tiago:
 Acho que estas provas poderão fazer com que desperte atenção a quem também goste deste nosso mundo e não saiba e possa também fazer com que dê mais vontade de lutar pelos nossos direitos e sonhos nestes aspectos 

ACC: Segundo notícias, o mercado dos automóveis eléctricos subiu 95% em toda a Europa desde Janeiro até ao momento. Achas que Portugal está a adaptar-se rapidamente a este crescimento dos eléctricos? 
Tiago:
 Parece que sim, na minha opinião não parece mau esses investimentos e até acho uma coisa boa desde que quando as baterias não estiverem aproveitáveis, façam como o plástico. Mas acho que se for bem estudado dá para fazer uma boa revolução. E mais, acho que deviam fazer carroçarias de carros antigos com motores eléctricos. 

ACC: Com o COVID-19, Portugal tem encontros e eventos do mundo automóvel cancelados. O que achas que devia ser feito quando esta fase menos boa passasse? Que novidades, as organizações de grandes eventos nacionais podiam dar aos entusiastas por este mundo de 2 e 4 rodas? 
Tiago: 
Na minha opinião acho que isto tudo nos está a privar ainda mais do nosso mundo porque quase tudo pode acontecer como o futebol, etc e nós não pudemos. Mas acho que Portugal deveria mesmo investir e fazer coisas relacionadas com automóveis. Eventos de norte a sul do país de drift, estética automóvel, provas de arranques, track-days e de preferência, aberto a público 

ACC: Para terminar-mos Tiago, o Algarve sempre foi menos activo neste tipo de eventos ligados ao mundo automóvel. Falamos mesmo de eventos com grande amplitude como é feito do centro até ao norte com organizações bastante fortes. O que achas que pode ser feito para se mudar essa perspectiva do sul do país? 
Tiago:
 Primeiro, alguém só vai conseguir fazer um bom evento quando quem frequenta o conseguir respeitar porque se existem regras têm de ser cumpridas e se no Algarve não cumprem, pede-se tudo com autorização. E se necessário, exclusivamente para quem sair do evento a fazer arranques ou a mandarem raters, entre outros, ter a GNR para os multar. E dentro do evento, quem não fizer nada de errado ser tranquilo. Porque a diferença do centro/norte e cá no Algarve é que lá as pessoas gostam e respeitam os eventos e cá não respeitam por isso é que ninguém se quer responsabilizar a fazer eventos deste nível. Mas acho que deviam optar por eventos de recinto fechado e bem organizados.