⚫ NOVEMBRO 2019


Davide Pereira, com a melhor foto do concurso de fotografia do mês de Novembro. Pequena "entrevista" sobre Davide e o seu gosto pelo mundo automóvel.

ACC: Olá Davide. Apresenta-te a nós. (nome, idade, localidade, hobbies)
Davide: Boa tarde. Desde já agradeço toda a vossa disponibilidade bem como todo o esforço que têm tido com estes pequenos/grandes encontros no que englobam as nossas máquinas de 2 e 4 rodas, embora seja cada vez mais difícil visto que quanto mais o tempo passa, mais “criminosos” somos. Dito isto, o meu nome é Davide Pereira, tenho 30 anos, sou da zona de Albufeira e os meus hobbies…. acho que um pouco daquelas coisas básicas que todo o homem gosta. Desporto (ginásio/btt), pesca, ajudar a malta amiga a dar uns toques num carrito ou outro quando é necessário, cinema e passear por aí. 

ACC: Na fotografia escolhida por nós como a melhor do mês de Novembro, entre outras participações foi a que mais se destacou a nível fotográfico. Qual a história por detrás desta fotografia?
Davide: Na verdade não há muito a dizer pois acho que o meu “velhote” fica sempre bem em qualquer fotografia. (risos) Apenas este cenário ajudou muito ao efeito final com os toques de edição aqui e ali. Mas respondendo á pergunta… por adorar sempre este sítio para passear naqueles fins de semana meio frios em que já não se pode ir à praia, toma-se um belo cafezinho e tira-se umas belas fotos destas. A zona, Quinta do Lago. E este foi mais um dia desses em que lá saíram mais umas fotografias e adorei especialmente esta.

ACC: Como surgiu a tua paixão pelo mundo automóvel?
Davide: Acho que desde cedo fui ganhando o gosto através do meu pai… ou já nasceu comigo e não sei visto que sempre me contou as maluquices dele no mundo dos carros. Desde invenções em minis, aquele toque em som aqui e ali no Renault 5, a restauração dum W123 de 1970… e enfim, há 2 anos atrás bateu-me mais forte a ideia de um carro para restaurar e graças a isso fiquei ainda a gostar mais destas coisas.

ACC: Ainda te recordas como conheces-te o projecto Algarvecarconnections?
Davide: Para ser sincero, foi naquelas conversas de café “Então conheces a página tal?” “Vai lá ver fotos, carros e etc” e “um dia destes vamos a um encontro”.O nome (Algarvecarconnetions) sempre me chamou a atenção ao ver fotos nas redes sociais mas o conhecer mesmo foi quando tive num encontro vosso em Vilamoura em que gostei muito do convívio, ver a malta toda, grandes projectos e por ai fora. PS: e nesse dia até tive direito a um Sticker para o velhadas (sorrindo).

ACC: Que carros possuis e que alterações já fizeste neles?
Fala-nos um pouco deles.
Davide: De momento tenho ainda o carro da foto, um VW Golf 1.6 GTD 3 portas de 1987 e uma carrinha BMW 520d de 2011 que continua original com alterações “básicas” com que a comprei (jantes 19, vidros escurecidos atrás e faróis bi xénon). A nível de alterações do Golf, este foi sendo “feito” aos poucos visto que veio todo original. Levou umas jantes ATS CUP 15 polegadas com pneus como consta no livrete do mesmo, acho que 145/50 se bem me lembro. Tirei os pára-choques curtos e meti os longos existem mais na versão GTI e o lip mais longo também para o efeito. Recentemente levou uns faróis novos pois os antigos estavam muito maus, forras das quartelas novas, coilovers mas estes que vão ser retirados visto fiquei a ser mais um “criminoso nas estradas portuguesas” por baixar o carro 5cm e dar-lhe um pouco de segurança consoante a sua idade (33 anos). Penso que tenha sido isto. Já agora, toda uma restauração de chapa e pintura há cerca de 2 anos, pois a meu objectivo era meter o carro simples e bonito. 

ACC: Qual é o teu carro de sonho e porquê?
Davide: Bem, esta resposta vai ser tipo aquela dos putos de 12 anos. Skyline GTR, o R34 (sorriso). É motivo de riso e brincadeira com isso mas a verdade é que os filmes Velocidade Furiosa marcaram a minha infância no que toca ao mundo automóvel e este carro foi sempre aquele que me deixava doido pelo barulho, estilo e por aí fora. Desde cedo que vejo e invejo os mesmos no Youtube e aquelas descargas de turbo que alguns têm. Mas enfim, não passa dum sonho mesmo porque é daqueles impossível ou quase, de realizar. 

ACC: Achas que o Algarve está a evoluir e acompanhar o resto do país no que toca a projectos feitos com pés e cabeça? Conta-nos a tua visão.
Davide: Penso que não, pelo menos do que conheço cada vez se está a desistir dessa ideia visto que não se pode “inventar” hoje em dia. Seja simplesmente uns vidros mais escuros ou uma jante maior. Eu sei que há formas de averbar e continuar “dentro da lei” mas pronto, acho que comparando com os nossos vizinhos espanhóis, talvez ingleses, é muito triste a nossa realidade. Falo por mim. Tenho feito este projecto ao longo do tempo por adorar este modelo antigo da VW e embora saiba que é ilegal colocar, por exemplo, uns coilovers (coisa que fiz mesmo a pensar na idade do carro e estabilidade do mesmo pois a curvar a diferença é enorme seja mais devagar ou mais depressa) mas ainda assim tive o azar de apanhar um agente da lei que zela pela nossa segurança rodoviária e me apreendeu os documentos do Golf por simplesmente ter instalado estes coilovers. Não vejam isto como uma queixa mas sim um exemplo para o que disse à pouco. Noto cada vez mais o pessoal a fazer um projecto para sair em cima dum reboque, pedir a um amigo “vai à frente para ver se não há policia” ou até mesmo ter medo de sair para um evento. Simplesmente vejo estes projetos a serem vendidos, trocados, etc. Falando por mim que às vezes sinto que tenho que ter força para continuar com o meu carro pois todos os dias ouço uma nova situação de mais um livrete apreendido.

ACC: Que evento fora do Algarve achas que representa Portugal no mundo das modificações? O que faz falta para chegarmos ao nível, por exemplo, do nosso país vizinho (Espanha)?
Davide: Dos poucos que conheço e ainda não presenciei ao vivo, acho que o Baixo Mondego e o Air Lift foram os que mais me chamaram a atenção pelo que me falaram e vi de fotos. Para chegarmos ao nível de Espanha , não consigo fazer grandes comentários. Fico-me com um pouco daquilo que já disse anteriormente. Enquanto quase formos presos por rebaixar um carro, ter umas jantes maiores ou uma ponteira que faz mais barulho, não vale a pena sequer pensar em grandes soluções para tal coisa.

ACC: Para finalizar, o que achas que poderíamos melhorar nos nossos encontros de convívio que realizamos com alguma regularidade?
Davide: Não tenho grande coisa a dizer neste aspecto visto que o pouco que tive oportunidade de presenciar, não tive nada a dizer e só tenho que te agradecer em nome de todos nós que gostamos deste mundo. Talvez apenas um aspecto que já vos ultrapassa mas a tentativa de “oficializar” estes pequenos e fantásticos momentos de forma a ter ajuda do nosso Estado para ninguém ter “medo” de sair á rua, situação que é para mim a mais triste que estamos a passar neste sentido e que vai aos poucos fazendo com que estes eventos ou encontros só aconteçam fora do nosso país.